quarta-feira, 14 de março de 2018

Itajaí à Florianópolis

Bom pessoal, demorei para escrever sobre pois estava aproveitando um pouco o Konquest.

Primeiro gostaria de agradecer ao escritório Yacht Design, principalmente ao Cabinho. Bom o projeto é simples de construir e o acompanhamento do escritório é fenomenal. Ao Cabinho meu muito obrigado pelo apoio e elogios durante toda a construção. O que posso dizer é que escolhi bem o projeto e principalmente o escritório.

Bom saímos de Itajaí por volta das 17h do dia 21 de fevereiro, contudo a previsão não era das melhores pois era uma frente fria e seguiríamos as 40 milhas com vento contra e forte de 15 a 25 nós nas rajadas, então mudando o plano original de fazer a viagem em 1 dia e resolvemos fazer uma parada. Saímos de Itajaí com destino a porto Belo, ao Caixa d'Aço, a saída de Itajaí foi severa, ondas curtas, altas e de proa. O que fez o barco bater bastante e admito assusta, pois ainda não conhecemos bem o barco. Saímos com a grande do segundo rizo e uma braça da buja, o resto estava enrolada.

Mesmo com esse pouco pano, o barco navegava entre 5 a 6 nós no contravento. Fizemos uma perna de aproximadamente 1h em direção leste, para depois darmos um bordo em direção a praia de Laranjeiras. Depois de nos afastarmos umas 2 milhas do canal de acesso do porto de Itajaí, o mar ficou mais rolado, o que melhorou a navegação. Continuamos com boas médias até chegarmos próximos a Laranjeiras, onde o vento diminuiu e consequentemente o mar também, nossa média diminui para 4 nós mesmo com a buja inteira aberta.

Notamos que o stay de proa havia frouxado, acabamos esquecendo de por a cupilha e com o balanço  o mesmo frouxou o que nos impedia de usarmos a Genoa. Quando atingimos o través de Itapema, o vento caiu ainda mais o que nos deixou fazendo uma média de 3 nós.

Decidimos ligar o motor para nos empurrar até o destino, bom o motor não demorou a funcionar e novamente estamos fazendo 4,5 nós depois de uns minutos o motor soou o alarme de superaquecimento, desligamos o mesmo e fomos verificar todas as mangueiras. depois de alguns minutos e nada encontrado, ia abrir o mesmo para ver o rotor da bomba de agua, contudo resolvemos fazer mais um teste, e o mesmo funcionou e estava jogando bastante agua pelo escape, imaginamos que devemos ter pego uma sacola ou saco plástico na rabeta do motor o que diminui o fluxo de agua para o mesmo.

Chegamos ao Caixa d'Aço as 21:30, botamos nosso botinho na agua e fomos arrumar o stay de proa. Tudo resolvido, fomos comer um cachorro quente e dormir, pois no dia seguinte teríamos uma longa rota a cumprir. Navegamos 24NM nesse dia.


No dia seguinte saímos as 6h tínhamos algo entre 34 a 40MN para cumprir, saímos com uma brisa de oeste que não dava pra velejar. Fomos com a grande em cima e com o motor até a altura do Recanto dos  Padres, onde o vento virou para Sul, abrimos a genoa e seguimos com a proa em direção a ilha do Arvoredo, numa orça chegamos a fazer 6,5 nós como o mar liso e sem ondas, conforme íamos nos afastando da costa a corrente era mais intensa, então resolvemos dar um bordo em direção a Ilha do amendoim. Mas conforme nos aproximávamos da costa o vento diminuía, fomos nessa costura até próximo a ilha de Ganchos, onde uma nuvens de chuva se aproximaram e o vento entrou de sudeste entre 10 e 15 nós, colocamos a proa na direção da praia do Forte e de buja e mestra velejávamos a 5,5 nós, conforme nos aproximávamos da praia do forte o vento foi virando mais para leste, e com isso nossa proa agora apontava para a ilha de Ratones Grande, bom esse rumo era o ideal para alcançarmos a marina, mas como previsto próximo as 14h entro o sudeste com força, vento de 25nós e uns 30 nós nas rajadas, rizo nas velas e lá fomos nós com a proa agora para Biguaçu, depois de uns 30 minutos o vento abrandou, ficando com uma intensidade de 15 a 20 nós voltamos com toda a buja e seguimos em direção da marina, mas uma rondada de vento que agora soprava um pouco mais de  leste obrigando-nos a dar mais um bordo perto de Ratones pequena, depois mais um bordo e estávamos chegando na marina Santo Antonio. Atracamos por volta das 16h depois de 37MN.

Impressão do Barco maravilhoso, acho que realmente vamos nos divertir muito com o mesmo.

Bons ventos e até a próxima.

6 comentários:

  1. Olá, Amigo!
    Parabéns pelo projeto e pela execução. Vc poderia informar o custo total do barco? Tenho interesse em construir um, mas tenho receio de n caber no m orçamento e ter que abandona-lo no caminho. Seria péssimo. Rs

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  2. Oi Thiago, desculpe pela demora. No meu caso o barco saiu na faixa de 150 a 170 mil, mas vai depender muito do que você vai colocar dentro. acredito que com 100 mil você monta e veleja ele de forma espartana.

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  3. Prezado, dê notícias do comportamento do barco na vida pratica.
    Este barco é um sonho para muitos amantes da vela de Cruzeiro e primeiro barco.

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    1. Boa noite,

      O barco se comporta bem na maioria dos mares, já fiz a costa de Florianópolis a São Chico, peguei varias condições de mar e vento e não tive qualquer susto ou desconforto.

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  4. Por exemplo, como se comportam em mar grosso ? Ele ficou um veleiro confortável ?
    O fato de ser chato e não ter quilha única é grande afetou no conforto da velejada ? É a segurança ?
    Todas perguntas de um leigo e lancheiro, que quer migrar para a vela.

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  5. Em mar grosso ele se comporta melhor que um Tonner 25 que tive. O segredo dele é manter somente o velame necessário em cima. Ele é muito confortavel principalmente navegando de alheta a poupa rasa. Vejo o fundo chato e 2 quilhas como um bônus o barco aderna menos e veleja mais estável. Considero ele o marco mais seguro e robusto que já tive.

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